Se você faz parte da rede, ou se tem vontade de fazer, é indispensável que leia o texto abaixo na íntegra. Aqui, muitas das dúvidas que você tem ou terá serão esclarecidas!
COMO SURGIU O ACOLHIMENTOEMREDE:
O AcolhimentoemRede emergiu como um grupo colaborativo de discussões, trocas e reflexões sobre a medida protetiva de acolhimento para crianças e adolescentes.
Em 2010 o Instituto Fazendo História realizou uma pesquisa com profissionais da rede, sobre o desejo de se ter um espaço em rede para aprimorar e compartilhar as questões pertinentes ao acolhimento. Nessa constatou que, mais do que interessadas, estas pessoas estavam dispostas a dar o pontapé inicial para pôr em prática esta iniciativa. E foi assim que em julho de 2010 um grupo de quase 100 pessoas deu início ao AcolhimentoemRede.
Hoje somos mais de 1000 membros que atuam direta ou indiretamente em instituições de acolhimento, comprometidos com o constante aprimoramento das práticas nesta área. Fazem parte desta rede profissionais de vários estados do Brasil e das mais diversas formações e funções na rede de proteção à criança e ao adolescente (assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares, educadores, advogados, estudantes e acadêmicos, entre outros).
O QUE TEM SIDO A NOSSA REDE
– O AcolhimentoemRede tem sido uma rede distribuída: sem centro, sem diretoria, sem coordenação – sem hierarquia;
– Uma rede feita de pessoas e não de instituições;
– Onde cada um tem se responsabilizado pessoalmente por suas inserções e contribuições;
– Não houve até o momento um mediador único de conteúdo ou alguém que decidiu quem pôde ou não pôde participar – todos aqueles que quiseram fazer parte, assim o fizeram;
– Não houve mediação de mensagem dos participantes;
– Até o momento temos sido o resultado de nossa interação e das propostas sustentadas pelo grupo.
GESTÃO COLABORATIVA
O papel do Instituto Fazendo História tem sido o de dar suporte tecnológico para permitir que pessoas envolvidas com o acolhimento de crianças e adolescentes e as redes que já existem se beneficiem de um espaço virtual de conexão, com o interesse em compartilhar conhecimento de forma distribuída.
Alguns membros da rede (atualmente, a Mônica Vidiz e a Mariana Salles) tem recebido suporte financeiro para resolver problemas técnicos de nossos participantes e para favorecer uma cultura de rede, onde cada membro se apropria da tecnologia necessária para gerir sua participação nela. O projeto é que a cada dia essa função seja cada vez menos necessária, até se tornar obsoleta, sendo a rede completamente autônoma e autogerida.
PORTAL COLABORATIVO DO ACOLHIMENTOEMREDE
O Portal Colaborativo do AcolhimentoemRede é um dos espaços em que podemos imortalizar e socializar nossas discussões e trocas, dando maior amplitude a estas.
É uma ferramenta para divulgar conhecimento, materiais, eventos e oportunidades que digam respeito à medida de acolhimento de crianças e adolescentes. Sistematizações de discussões realizadas na rede (#rolounarede), eventos e cursos (agenda), vagas em serviços de acolhimento (oportunidades de trabalho) e textos, vídeos, artigos e documentos feitos ou enviados pelos participantes da rede (material de apoio) tem ganhado destaque neste espaço.
A ideia é que o portal siga os mesmos princípios da rede, e por isso é um importante espaço para aproximação de quem está chegando: no portal, o tom da rede está dado!
GARANTIA DE DIREITOS E NOSSA REDE
Como todo espaço coletivo, propomos aqui algumas condições que visam garantir os diretos básicos entre nós:
1 – Somos um espaço apartidário e não podemos nos usar como meio ou alvo de campanhas partidárias ou eleitorais.
2 – Defendemos e valorizamos a liberdade de opinião, o respeito à divergência de pontos de vista e cuidamos para que o debate seja democrático e travado com urbanidade e gentileza.
3 – Não usamos os instrumentos de conexão e interação do AcolhimentoemRede para difundir ideias que firam os direitos humanos ou que promovam exclusão, deslegitimação, intolerância, preconceito ou discriminação.
4 – Garantimos que os instrumentos de conexão e interação do AcolhimentoemRede não façam parte de qualquer tipo de propaganda (de produtos comerciais, de instituições privadas – sejam empresariais ou sociais – e de pessoas).
5 – Garantimos que os instrumentos de conexão e interação do AcolhimentoemRede sejam usados exclusivamente para tratar de temas relacionados à medida protetiva de acolhimento para crianças e adolescentes.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA NOSSA CONVIVÊNCIA EM REDE
O crescimento exponencial do número de conectados parece exigir algumas orientações para o bom aproveitamento deste espaço, abaixo seguem as dicas que tem nos ajudado até o momento:
1 – Para enviar mensagens à rede (todos os membros), utilize o endereço acolhimentoemrede@googlegroups.com
2 – A rede é um espaço coletivo para discussão. Não precisamos lotar a caixa de entrada de todos com assuntos que não dizem respeito a todos.
2.1. Para discussões pessoais e temas paralelos, utilize os endereços de e-mail das pessoas que fazem parte deste tema (o endereço do remetente da mensagem sempre está no topo desta).
2.2. Ao ser enviado pelo grupo algum evento/curso/oportunidade , esclareça suas dúvidas e faça as devidas inscrições ou solicitações diretamente com o contato indicado na divulgação do evento/curso/oportunidade.
2.3. Caso algum material (p.ex. texto) seja solicitado pelos membros da rede, aguarde para que ele seja disponibilizado, evitando que dezenas de pessoas façam a mesma solicitação sequencialmente. Quando o material for enviado, ele será enviado automaticamente a todos, uma vez que estamos cadastrados em um grupo.
2.4. Para solicitações e dúvidas de procedimentos de associação à rede (inclusão/exclusão/configurações de recebimento de e-mail), escreva para acolhimentoemrede@gmail.com .
2.5. Se quiser deixar o grupo, escreva para acolhimentoemrede+unsubscribe@googlegroups.com . Apenas se sua solicitação não for atendida, escreva para acolhimentoemrede@gmail.com .
2.6. Para alterar a forma como você recebe os e-mails da rede (um por um, num resumo diário, numa compilação a cada 25 mensagens, ou apenas através do acesso ao site do Google), utilize o passo-a-passo (clique aqui). Caso encontre dificuldades para fazer isso, escreva para acolhimentoemrede@gmail.com.
3 – Para adicionar novos membros ao grupo, esteja certo de que a pessoa que você irá adicionar quer de fato fazer parte da rede. Utilize o passo-a-passo (clique aqui). Se tiver dificuldades, entre em contato com acolhimentoemrede@gmail.com .
4 – Ao receber um e-mail sobre determinada discussão, acompanhe os e-mails anteriores, pois algumas vezes suas dúvidas já foram colocadas ou respondidas anteriormente.
APRIMORAMENTOS DA PLATAFORMA ACOLHIMENTOEMREDE
Estamos nos utilizando de uma plataforma do Google que cede gratuitamente serviços de e-groups, mas com o crescente número de participantes, estamos buscando novas formas de conexão, que permitam maior interatividade enter nós e de forma mais organizada e funcional. Estão em aberto as possibilidades de migração da rede para outra plataforma, e sugestões são bem-vindas!
Esta proposta foi escrita colaborativamente por Mônica Vidiz, Mariana Salles e Luiz Andrade e publicada pela primeira vez em Agosto de 2013. Para fazer alterações neste texto, escreva para acolhimentoemrede@gmail.com .