Convivência Familiar e Comunitária


(oficial) Nota técnica do MEC – Orientações sobre a necessidade de apoio da rede de educação às crianças e adolescentes em serviços de acolhimento


Car@s,

Encaminho, em anexo, cópia de ofício circular e Nota Técnica do MEC, com orientações sobre a necessidade de apoio da rede de educação às crianças e adolescentes em serviços de acolhimento. Essa nota foi encaminhada pelo MEC a todas as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação.

Achei muito bom o MEC ter dado essa diretriz, pois sabemos da importância da articulação entre nossa área e a educação.

Abs,

Ana

 

Veja alguns comentários que rolaram na rede a respeito deste material:

– Que bacana Ana Angélica. Quantas coisas interessantes para conquistar. Campinas já está conseguindo que a educação sustente as pedagogas nos acolhimentos e discutam o projeto da pedagogia, lá, em grupo. (Maria Lúcia)

– De fato, uma conquista o MEC se posicionar frente a questão das dificuldades das crianças acolhidas, questão que tende a ser delegada exclusivamente aos abrigos, ou negada, pelas escolas.  Muito bom. Quem está separado da família está protegido mas, sem dúvida, em altíssima vulnerabilidade emocional e merece maior atenção para melhor aprender. Isso para não mencionar o passado já com um possível desenvolvimento deficitário. Articulação necessária e fundamental. Documento importante para respaldo junto às escolas, desde a matrícula. (Claudia)

– Em  nosso quadro de funcionários temos contratadas duas pedagogas 20 h/semanal – uma profissional para cada casa. As contratações foram realizadas para melhor atender as crianças e adolescentes acolhidos,uma vez que, a maioria chega com defasagem de aprendizado, dificuldade, etc. As pedagogas competem o acompanhamento do desenvolvimento escolar, desde a matricula, transferência,  lições, reuniões de pais e mestres, estimulação dos bebes e elaboração do PPP. Infelizmente o CMAS e o CONANDA no Guia das Orientações Técnicas – 2009 não contemplam o profissional  formado em pedagogia. Sendo que, supra importância o trabalho deste profissional para a qualidade do atendimento. (Valdívia)

 

 

Download

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *